SENAI CIMATEC: tecnologia e inovação aliados ao desenvolvimento industrial

01/11/2024

A Bahia sedia um grande complexo tecnológico que trabalha com diferentes linhas de atuação a favor do desenvolvimento e competitividade das empresas. Fundado em 2002, o SENAI CIMATEC (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia) hoje é considerado o mais avançado instituto de tecnologia e inovação do Brasil, com foco na pesquisa e criação de soluções para diversos setores.

Empresas do setor têxtil e de confecçãoat que participaram do Congresso Internacional Abit 2024 teve a oportunidade de conhecer de perto, em 1 de novembro, parte das atividades desenvolvidas pela instituição. O study tour é uma ação exclusiva proporcionada aos congressistas, um dia após o evento, com o intuito de promover o acesso de empresas a experiências que agreguem mais conhecimento.

A primeira parte do roteiro contou com visita às instalações do SENAI CIMATEC Park que foi inaugurado em 2019 e ocupa 4 milhões de m2 no complexo industrial de Camaçari. Atualmente 11 grandes galpões estão em atividade, sendo que seis deles são ocupados pela fabricante de automóveis Ford.

Monitorado por especialistas, o grupo pode conhecer na prática como funciona a manufatura aditiva (processo de produção que cria objetos 3D), além de conferir diferentes modelos de planta piloto (instalação para testes e aperfeiçoamento de produtos e processos antes da produção em larga escala). “Recebemos as demandas do mercado, indústria, governo e sociedade e desenhamos propostas de projetos e soluções”, sintetiza Ricardo Russel, gerente Executivo do SENAI CIMATEC.

A agenda do study tour também incluiu a ida aos laboratórios e projetos em andamento no SENAI CIMATEC, em Salvador. Os empresários foi recebido no espaço dedicado à primeira fábrica modelo 4.0 do hemisfério sul, na área de design de produto, robótica e sistemas autônomos. Eles ainda tiveram acesso aos laboratórios de ensaios mecânicos onde são realizados testes de torção, atrito e dureza do material analisado, entre outros. Destaque para o centro de supercomputação que abriga máquinas com altíssimo desempenho, como a yemoja, ogun e ogbon. Elas figuram no ranking dos maiores computadores do mundo pela capacidade de processamento, entre outras características.