Roberto Azevêdo abordará nova realidade do mundo, no Congresso Internacional Abit

09/10/2024

O embaixador Roberto Azevêdo proferirá, às 9h30 do dia 30 de outubro, a palestra de abertura do Congresso Internacional 2024 da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), que se realizará no Auditório do Senai Cimatec, em Salvador, com apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O evento, cujo tema central é “Conexões Brasil – Mundo: Caminhos Estratégicos para Competitividade”, será encerrado no final da tarde do dia 31.

O diplomata, que já foi diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) e é sócio-sênior da YvY Capital, gestora de recursos direcionada para investimentos na economia verde, abordará o panorama referente à nova realidade global e seus impactos. Apontará as mudanças no contexto geopolítico, as principais tendências que desafiam o Brasil e o planeta e os desdobramentos no comercio internacional, nas cadeias de suprimentos e na indústria brasileira. Também opinará sobre quem está ganhando e perdendo na nova conjuntura internacional.

Além da passagem pela OMC e de seu trabalho atual naYvY Capital, Roberto Azevêdo pratica consultoria assentada em sua experiência com o comércio, políticas públicas, sustentabilidade, negociações, questões corporativas e geopolíticas. Foi, ainda, vice-presidente global de Assuntos Corporativos da PepsiCo, chefiando os setores de Políticas Públicas, Relações Externas e Comunicações. Presidiu o Conselho de Administração da Fundação PepsiCo.

O embaixador construiu sua carreira no corpo diplomático brasileiro. Além da OMC, liderou as negociações e gerenciou litígios comerciais do País. Ocupou diversos cargos de liderança no Itamaraty, incluindo o de subsecretário de Assuntos Econômicos e Tecnológicos, chefe do Departamento Econômico e coordenador-geral de Contenciosos.

Um evento referencial - Em 2024 o Congresso Internacional Abit chega à 9ª edição. Este evento de conteúdo da entidade tornou-se o maior da cadeia têxtil e de confecção do País. Reúne empresários da área, especialistas, autoridades e formadores de opinião nacionais e no contexto global. Este ano, seu tema central é “Conexões Brasil – Mundo: Caminhos Estratégicos para Competitividade”.