Première Vision Paris 2025: marcas brasileiras fortalecem presença e conexões internacionalmente

13/03/2025

A Première Vision Paris 2025, um dos eventos mais importantes do setor têxtil e de moda criativa, aconteceu de 11 a 13 de fevereiro no Parc des Expositions Paris Nord Villepinte.  Nesta edição, o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), apoiou 16 expositores brasileiros. A delegação contou com 10 estúdios de design, 3 empresas têxteis, 2 marcas de couro e 1 de acessórios. Essa diversidade reforçou o potencial criativo e inovador do Brasil em um mercado global cada vez mais competitivo.

Crédito: divulgação/Texbrasil

O evento, reconhecido globalmente por reunir os principais players do setor, teve como foco as coleções Primavera-Verão 2026 e destacou inovações com ênfase em sustentabilidade e processos circulares. Durante o evento, os expositores brasileiros geraram mais de USD 2 milhões em negócios, considerando tanto as vendas imediatas quanto a expectativa de movimentação nos próximos 12 meses. Além disso, foram realizados cerca de 550 contatos, evidenciando o interesse do mercado internacional na produção nacional.

A Première Vision Paris 2025 reuniu cerca de 30.000 profissionais de 126 países, representando mais de 13.000 empresas. Com 1.100 expositores de aproximadamente 40 países, o evento consolidou-se como plataforma essencial para o desenvolvimento global da indústria da moda criativa e responsável. A programação incluiu 21 talks e 22 pitches com temas relacionados à inovação e sustentabilidade, atraindo público acima da capacidade em diversas sessões. Os fóruns de inspiração apresentaram as principais tendências da temporada Spring-Summer 2026, com foco em artesanato sustentável, designs inovadores em couro, tecidos e acessórios.

A participação brasileira também contou com um espaço institucional estratégico do Brasil, onde foram apresentadas soluções criativas e sustentáveis das marcas expositoras, que dialogam com as tendências globais. Além disso, o espaço ofereceu um ambiente importante para a realização de reuniões com parceiros importantes, como a ATP – Associação Têxtil e de Vestuário de Portugal e a Embaixada do Brasil na França.

Os resultados desta edição confirmam a importância da Première Vision Paris como uma plataforma essencial para a promoção da indústria têxtil, fortalecendo a presença do Brasil no mercado global e fortalecendo sua imagem como um dos países de referência em design, inovação e sustentabilidade.

Com informações do Texbrasil