Pesquisador cria tecido que resfria até 5 ºC sem gastar energia
12/07/2021
Em um clima que caminha para o aquecimento global cada vez mais rápido, a demanda por soluções inovadoras cresce e chega também no setor têxtil de confecção. Sendo assim, estudiosos de todo o mundo buscam por tecidos que ajudem no resfriamento corporal sem depender de eletricidade. O pesquisador Shaoning Zeng, da Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong, na China, acredita ter encontrado uma solução para esse problema criando uma espécie de "manto de invisibilidade para o calor".
Usando o princípio dos metamateriais, Zeng criou um "metatecido", artigo multicamada que mescla divisões de ácido polilático, óxido de titânio laminado e politetrafluoroetileno. A combinação criou um tecido com funcionalidade de resfriamento radiativo passivo excepcional, além de contar com propriedades mecânicas de durabilidade, impermeabilidade e respirabilidade.
Teste do tecido em várias situações e comparado com roupas comuns de algodão
De acordo com a equipe de estudos, o produto pode fornecer alta emissividade térmica (94,5%) e alta refletividade (92,4%) no espectro solar. O metatecido ainda pode ser fabricado de maneira fácil e econômica por meio dos processos de fabricação industrial tradicionais.
Para demonstrar a aplicação prática do material, Zeng fez uma série de testes, um dos quais mostrou que o corpo humano coberto pelo metatecido pode ser resfriado passivamente cerca de 4,8 ºC abaixo da temperatura obtida com o corpo coberto por um tecido de algodão branco.
Demonstração de possibilidade de fabricação do artigo
*Com informações do site Inovação Tecnológica
*Crédito de imagens: Shaoning Zeng