Oportunidades: painel explora mercados internacionais
30/10/2024
O primeiro painel do Congresso Internacional Abit 2024 tratou de oportunidades do setor têxtil e de confecção em mercados internacionais, além dos desafios apresentados nessas localidades e quais são as estratégias adotadas para se posicionar neles.
Michel Piroutek, analista de Pesquisa de Fashion do Euromonitor International
Moderado pela superintendente de projetos estratégicos da Abit, Lilian Kaddissi, o debate começou com a apresentação de Michel Piroutek, analista de Pesquisa de Fashion, do Euromonitor International. Ele informou que o consumo fashion, no mundo, hoje está em torno de US$ 1 trilhão, e que o crescimento deve ser tímido nos próximos anos. Segundo ele, há um mercado intenso de consumo de vestuário no Brasil, mas o consumo per capita tem potencial de crescimento. “Também temos possibilidade de crescer no mercado global. O consumidor sabe o que quer e as marcas que conseguirem conversar com ele terão mais sucesso no futuro”, frisou.
Manoela Amaro, CEO & Co-Founder da Blanc
Manoela Amaro, CEO & Co-Founder da Blanc, plataforma digital que está no mercado há sete anos, apresentou a perspectiva operacional da empresa com ênfase na tecnologia como um facilitador para acessar mercados internacionais. “A integração tecnológica é algo muito importante. As marcas precisam diversificar seu mix de canais”, disse. Entre desafios e oportunidades, Amaro destaca o trabalho de marca, relacionamento com compradores e estratégia multicanal. “Com tecnologia é possível acompanhar as mudanças e abraçar as oportunidades de forma sustentável”, acrescentou.
Mariana Pavan, CEO da Maria Pavan
O painel também teve o depoimento de Mariana Pavan, CEO da Maria Pavan. Com foco na qualidade do produto, a grife de Porto Alegre (RS) existe há 40 anos. Entre os motivos que levou à busca pela internacionalização, ela citou a sazonalidade do tricô no Brasil. Por meio o Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, uma parceria entre a Abit e a ApexBrasil, a Maria Pavan participa de feiras internacionais como uma das estratégias adotadas. Tem representantes locais nos Estados Unidos, por exemplo, e faz uso de plataformas como a Blanc. “Design com identidade, entendimento cultural e adaptação do mercado local são pontos de atenção. E mais: consistência traz credibilidade”, salienta.