Medalha do Mérito: Abit homenageia empresas do terceiro setor
13/12/2024
Presidentes da Abit e do Sinditêxtil-SP entregam Medalha do Mérito 2024
A Medalha do Mérito Abit 2024 foi entregue a entidades que capacitam, resgatam e dão esperança a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na solenidade realizada na sede da Associação, em São Paulo, no dia 12 de dezembro, seis iniciativas foram homenageadas. São instituições e ONGs que participaram do programa Conversa Aberta, no canal da Abit no Youtube, e que de alguma forma estão envolvidas com o setor têxtil e de confecção.
Saiba um pouco mais sobre cada uma das homenageadas:
ABCP - Associação Beneficente & Comunitária do Povo promove, há 17 anos, a reintegração à sociedade e ao mercado de trabalho das pessoas em situação de rua, tendo como uma das oficinas de capacitação e de geração de renda as salas de aula de costura.
Hecio Honda, presidente da ABCP
Amigos do Bem – Uma das maiores ONGs do Brasil, completando neste Natal 31 anos levando esperança e dignidade para as pessoas que habitam o sertão brasileiro. Com milhares de voluntários, também mantém oficinas de costura como uma importante fonte de renda para as famílias.
Caroline Albanesi, vice-presidente de Comunicação da Amigos do Bem
Costurando Sonhos – Localizada no coração de uma das maiores favelas do Brasil (Paraisópolis), a ONG acolhe e capacita mulheres vítimas de violência doméstica e integrantes LGBT+ e, por meio da costura, conseguem gerar uma renda pessoal e resgatam a autoestima e confiança para mudar suas vidas.
Suéli Feio, uma das fundadoras da ONG Costurando Sonhos
Instituto Recomeçar – Com a missão de reintegrar homens e mulheres egressos do sistema carcerário, o Recomeçar nasceu como projeto da ONG Gerando Falcões, e hoje segue de forma independente. Dentre vários cursos que oferece, também mantém uma oficina de costura.
Cleudivan Senna, diretor de Marketing do Instituo Recomeçar
Instituto Riachuelo – Com o programa Pró-Sertão conseguiu gerar milhares de emprego em cerca de 70 oficinas de costura formadas por homens e mulheres do semiárido do Rio Grande do Norte. Além das oficinas, o Instituto incentiva o artesanato local, a economia circular e o algodão agroecológico.
Renata Cavalcanti, coordenadora do Instituto Riachuelo
Fundação Projeto Pescar – Focada em jovens vulneráveis há 48 anos, a Pescar desenvolveu uma metodologia para a formação socio profissionalizante de jovens, dando aulas de ética, cidadania e uma formação pré-técnica, além de estágio em empresas patrocinadoras, como algumas indústrias têxteis. Mais de 60 mil jovens já passaram pelo projeto.
Adriana Loiferman, presidente da Fundação Projeto Pescar
A Medalha do Mérito é outorgada em reconhecimento ao trabalho e a dedicação de pessoas e empresas que integram ou participam do setor têxtil e de confecção brasileiro. Desde sua criação em 21 de janeiro de 2010, homenageou empresas, instituições, entidades e personalidades de diversas áreas, que impactaram de alguma forma a cadeia produtiva do setor.
O design da Medalha foi inspirado na estatueta criada para a Abit pela artista plástica Temis de Paris. Em uma das faces está a representação, em alto relevo, de um manequim feminino desenhado por fitas e coberto por um leve tecido. Um conselho composto por sete membros, com direito a voto, decide a outorga da Medalha do Mérito Abit a cada edição.
Detalhe da Medalha do Mérito Abit
Crédito das fotos: Ricardo Keuchgerian