Fabril Mascarenhas completa 136 anos

13/06/2023

A história da Fabril Mascarenhas começa em 14 de junho de 1887, quando uma pequena indústria de tecidos foi criada no arraial de Paulo Moreira, interior de Minas Gerais, ainda com o nome de Fábrica de Tecidos do Rio do Peixe, pertencente à Sociedade Industrial Paulo Moreirense. As atividades da indústria impulsionaram a economia local e por conseqüência a fundação da cidade de Alvinópolis.

Em 1912, a fábrica foi adquirida pelo Coronel Aristides José Mascarenhas, Doutor Frederico Augusto Álvares da Silva e Comendador José Maria Afonso Baeta e adotou o nome Companhia Fabril Mascarenhas. 

A empresa investiu em seu desenvolvimento com a construção de três usinas hidrelétricas, com a aquisição da Confecção Monferrari e da Industrial Policena Mascarenhas e com a constante renovação de seu maquinário. Produz tecidos 100% algodão que são utilizados nas mais diversas aplicações, da roupa de cama e vestuário ao artesanato, atendendo desde o atacado e o varejo, passando pelos setores hoteleiro e hospitalar. Fornece cretone, popeline, tricoline, fralda e sarja, para todo o Brasil, com estampas próprias além da criação de produtos com designs licenciados de marcas internacionais.

Preocupada com o meio ambiente, a Fabril Mascarenhas segue orientada para a promoção do desenvolvimento sustentável, conciliando a melhoria de processos à proteção do ecossistema, por meio das estações de tratamento de água e esgoto, do destino correto de efluentes, além de parcerias com empresas licenciadas para descarte ou utilização de resíduos sólidos. Entre outras práticas adotadas estão o reflorestamento, a preservação de 24,5713 hectares da mata nativa, e a plantação de mudas de árvores às margens do Rio do Peixe, localizado em frente à fábrica.

A Fabril Mascarenhas é associada do SIFT-MG (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado de Minas Gerais) que é associado da Abit.