Empresas se diversificam para atender os consumidores

28/10/2021

O último painel do Congresso Internacional Abit 2021 abordou o tema “Vendas e ressignificações do consumo”. O presidente Fernando Pimentel mediou o debate.

Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, iniciou a conversa e ressaltou que o comportamento do consumidor mudou por conta da pandemia. “O cidadão está mais ativo, interage em tempo real e de maneira permanente usando as redes sociais, diferente de como era no período pré-pandemia”. Segundo ele, a transformação do ambiente de negócios tem sido impactada pela combinação de novos desejos, mais informação, acesso, conveniência, experiência e valor. “Propósito, experiência e solução são novos itens que entraram na perspectiva de decisão do consumidor”, destaca.

Henry Costa, diretor de Produto da Renner, enfatizou as ações da empresa que tem 633 lojas em cinco negócios (Renner, Camicado, Youcom, Ashua e Realize). “Um de nossos propósitos é a questão do encantamento, tanto de clientes, colaboradores, parceiros e comunidade. O cliente está no centro e, por isso, nossos padrões de qualidade são revisados de tempos em tempos”. Ele complementa que as compras online cresceram muito na pandemia e hoje respondem por 14% das vendas.

Fernanda Feijó, diretora de Estilo da Renner, complementou a apresentação citando as atividades que a empresa tem desenvolvido, como o apoio a arte - por meio do Instituto Renner – e à diversidade, o escaneamento de corpos reais e a realidade aumentada nas peças. “São diversas ações no sentido de tornar a moda cada vez mais responsável”.

O painel também contou com a participação de Rafael Silvério, co-autor e gestor de marcas do Projeto Sankofa, que tem como objetivo dar visibilidade, apoio e suporte a empreendedores racializados, Recentemente o Projeto elegeu oito marcas de estilistas pretos e fora do circuito das passarelas e que irão permanecer durante três temporadas no calendário da São Paulo Fashion Week (SPFW). Ele comentou sobre a importância da inclusão de diferentes públicos no mercado da moda. “Diversidade não é um balaio de gato dos minorizados”, reforçou.