Coronavírus: como sua empresa pode ajudar?
25/03/2020
*Atualizado em 6/5/2020 às 18h
Pensando em como auxiliar e orientar as empresas e profissionais do setor têxtil e de confecção, que têm disponibilidade para colaborar na contenção do Coronavírus, a Abit disponibiliza algumas informações para facilitar essas iniciativas.
Muitas companhias adequaram sua produção para confecção de máscaras, aventais e demais itens de proteção para doação ou comercialização. Para saber mais sobre essas iniciativas, clique aqui e veja as ações que a Associação e seus associados vêm realizando no apoio ao combate ao vírus.
Além das máscaras cirúrgicas e outros artigos de proteção, é também possível fabricar máscaras de tecido. De acordo com o Ministério da Saúde, “além de eficiente, este é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor”.
Porém, é preciso ressaltar que estes artigos são indicados para pessoas que não estão infectadas ou que estão fora do ambiente hospitalar. Trata-se de uma medida que reduz as possibilidades de contágio, não sendo recomendadas, em hipótese alguma, para utilização em ambientes hospitalares, cirúrgicos ou de alto risco. É importante salientar que o uso de máscaras de tecido necessita de cuidados especiais na higienização para não haver problemas de contaminação.
Em muitas regiões do país, a utilização da máscara de tecido já é obrigatória em ambientes públicos e a população deve estar atenta a seu uso correto e higienização. No intuito de contribuir com empresas e pessoas em geral que queiram produzir e utilizar esses artigos, a ABNT publicou a Prática Recomendada 1002, um guia informativo para produção de máscaras de proteção respiratória para uso não profissional, bem como para orientação de uso, lavagem, reuso e descarte corretos.
Ainda, o Senai CETIQT organizou instruções para a indústria têxtil e de confecção que deseje reorientar o sistema produtivo para fabricar máscaras tanto de tecido (ressaltando que estas são APENAS para uso da população como uma barreira), quanto as máscaras cirúrgicas de proteção a profissionais da saúde para uso hospitalar. As orientações vão desde a gramatura, a espessura e a densidade do tecido utilizado até a forma como os produtos devem ser embalados para distribuição ao comércio.
Acesse os manuais nos links abaixo:
Máscaras em tecido – uso da população: As fichas técnicas orientam a fabricação de máscaras simplificadas em tecidos e diversas composições de matérias-primas para melhor eficácia da máscara como barreira para a população que poderão ser utilizadas para ir às ruas. CONSULTE O MATERIAL AQUI.
Máscaras cirúrgicas em TNT – uso hospitalar: As fichas técnicas orientam a fabricação de máscaras descartáveis simplificadas em tecido TNT sintético, que poderão ser utilizadas em ambiente hospitalar. CONSULTE O MATERIAL AQUI.
Em relação à tão somente máscaras cirúrgicas e outros artigos têxteis destinados ao uso médico-hospitalar, a Abit reúne, a seguir, informações relevantes para que todos possam colaborar da melhor forma possível.
Para o caso de empresas que querem produzir máscaras e aventais cirúrgicos, aqui está a resolução da ANVISA com especificações técnicas. Consulte ainda a RDC 379/2020, que define os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para tratamento de petições junto à Anvisa. Incluímos aqui um manual publicado por esta Agência com as perguntas mais frequentes relacionadas à Resolução e ainda um esclarecimento da ABINT - Associação Brasileira de Nãotecidos e Tecidos Técnicos - sobre a fabricação das máscaras cirúrgicas. Aqui também está a lista para demais EPI’S que são mais demandados no momento, como gorros, lençois, etc.
Em resposta à Resolução 356/2020 da ANVISA, a ABNT disponibilizou gratuitamente à sociedade, as normas técnicas relacionadas à fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde e também as normas referentes à ventiladores pulmonares e mais alguns produtos. No total, são 32 normas técnicas gratuitas, que poderão ser visualizadas integralmente e impressas diretamente da Loja Virtual ABNT, no ABNT Catálogo (www.abntcatalogo.com.br).
Vídeo tutorial da ferramenta
Vamos juntos!