Abit apoia combate ao trabalho escravo
28/01/2021
O Brasil tem um histórico de atuação no combate ao trabalho escravo, por parte de instituições governamentais e da sociedade civil, que o insere em lugar de destaque internacionalmente.
Esse trabalho é constante, porque mesmo com todo o esforço que vem sendo feito e reconhecido, situações inadmissíveis ainda persistem - principalmente em cenários econômicos desafiadores, que aumentam o nível de desemprego e, consequentemente, a vulnerabilidade das pessoas.
A Abit repudia todo e qualquer ato desrespeitoso à condição humana e, por isso, é signatária de importantes pactos que atuam contra essa prática que fere direitos humanos, sociais e trabalhistas. Além de causar sofrimento às pessoas, negócios que se valem dessa condição geram ainda concorrência desleal e prejuízos para toda a sociedade.
Como uma maneira de contribuir ativamente no combate ao trabalho escravo no setor têxtil e de confecção, a Entidade está envolvida em projetos e participa de importantes comissões que tratam do tema.
Conheça algumas dessas iniciativas:
COMTRAE/SP – Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo
A Abit é membro da Comissão desde a criação em 2013, um espaço relevante para a formulação de políticas públicas e para articulação dos atores públicos e da sociedade civil que atuam no combate ao trabalho escravo na cidade de São Paulo.
InPACTO – Instituto Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo
A Abit é membro do Instituto que é uma organização sem fins lucrativos criada em 2014 com a missão de promover a prevenção e a erradicação do trabalho escravo nas cadeias produtivas de empresas nacionais e internacionais.
Programa Tecendo Sonhos – Aliança Empreendedora
A Abit faz parte do Conselho Consultivo do Programa que consiste na capacitação em gestão/comportamento empreendedor e promoção de relações justas de trabalho com foco em imigrantes donos de oficina de costura.
Parceria público privada Abit, ABVTEX e Organização Internacional do Trabalho (financiadores: Instituto C&A, Inditex e Instituto Renner): finalizada em 2020 teve como principal objetivo a promoção de melhores condições de trabalho em oficinas de costura em São Paulo. Conheça alguns dos resultados:
1) Políticas públicas: realização do Monitoramento do Plano Municipal de Combate ao Trabalho Escravo por meio de plataforma eletrônica que facilita e dá transparência ao processo. https://www.monitora87.org/
2) Sensibilização de imigrantes sobre direitos e deveres no Brasil: publicação de cartilha (https://www.ilo.org/brasilia/publicacoes/WCMS_756273/lang--pt/index.htm) e materiais de divulgação em mídias sociais.
3) Capacitação de oficinas de costura de imigrantes.
Tramando Junt@s - Lab Moda Sustentável
Programa inovador que propõe uma nova metodologia para negócios coletivos. A iniciativa nasceu no Lab Moda Sustentável e o projeto piloto teve por objetivo incluir na cadeia da moda sustentável, costureiras imigrantes que trabalham em condições precárias, insalubres e na informalidade.
Saiba mais: https://www.tramandojuntas.org.br/
Lab Moda Sustentável: https://www.labmodasustentavel.org.br/